sábado, 27 de agosto de 2011

Meu, tão meu

Depois de estar longe milhões de quilómetros, regresso a casa e torno-me distante novamente. É difícil passar por lugares que não me pertencem, muitos deles em que a única companhia que tenho é a sombra que fica do resto de mim e o silêncio que assombra as paredes que me rodeiam. Os livros que devoro são o único consolo da minha mágoa e morro por dentro quando sinto que deixei parte de mim onde vocês estão. 
Não se trata de amar perdidamente, muito menos de aprender a crescer. Eu sei que é duro estar longe, sentir-me deslocada. Sei o que é passear por ruas que desconheço e partilhar caras que não se distinguem de mim. Chega a ser loucura as conversas que tenho comigo; dou por mim a reconhecer amizade em objectos inanimados como se o isolamento me tivesse afectado profundamente. Eu sabia que ia ser duro. Sei que vai continuar a ser caso tudo corra de acordo com os meus planos B. Mas não é suposto acontecer tudo de uma vez só. Ou é? A minha inexperiência não é suficiente para me dar respostas complexas e intrincadas. Não sei já o que quero. As dúvidas surgem nos momentos em que tentamos afastar-nos delas da pior forma. Quero o longe e o perto. É isso que quero. Quero ter um tudo recheado de vazio, qualquer coisa compreendida entre a ilusão e o sonho. Mas o que é isso, concretamente? Concretamente, não é nada. É querer. E eu quero. Seja África, Londres ou até o centro de Lisboa. Eu quero. Mas não agora, não hoje, não depois de ter passado por uma semana difícil e nova para mim. Não quero tudo de uma vez. É isso. Quero tudo, mas aos poucos. É mesmo isso. E quero ter-vos. Para sempre. Seja a um metro ou a milhares de quilómetros. Seja numa memória vazia ou numa chamada telefónica. Quero o mundo. Tanto, como ele chama por mim. Não ouvem? Talvez seja só a minha loucura a revelar-se. Está tudo cá. Tão perto. E é tudo tão meu. Tão meu.

3 comentários:

  1. Olá (: mudei de blog, e gostava que me voltasses a seguir lá, é muito importante para mim! aqui fica o link: http://nuriamiriamgomes.blogspot.com/
    ps: se me seguires, eu sigo-te de volta! obrigada, núria miriam gomes.

    ResponderEliminar
  2. i will tell you everything...este texto está lindo, e eu sinto exactamente o mesmo ..
    continua :)

    ResponderEliminar

Conta-me histórias ♛