quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hoje, é apenas um dia. Mas é um bocadinho meu.

Ainda tenho na memória os anos, que já há algum tempo passaram, nos quais tive a oportunidade de receber, ansiosa, os tão desejados parabéns, as felicitações, as pessoas queridas a lembrarem-se de mim. Mas depois, depois de me aperceber dos anos a passar, da vida e das circunstâncias a mudar a cada curva do caminho, tomei consciência de que há todo um mundo para lá daquele que eu desenhava quando era mais nova. Cresci, é certo. Mas esse crescimento trouxe-me algo que não esperava encontrar, pelo menos tão cedo. Consciência. Ser o primeiro ou o segundo, ou desejar muitas felicidades e depois, adeus e um abraço, é extremamente irrelevante ao lado de tudo aquilo que está diariamente à minha volta, de todos os que me conhecem de verdade. E curioso ainda, e é o que costumo dizer a muitos, é que para felicitarmos alguém pela pessoa que é e por tudo o que faz e pelos sonhos que aspira, não precisamos de o fazer no dia em que nasceu. Temos tantos outros (mais precisamente 364) dias para o fazermos, para demonstrarmos que o que somos se torna motivo de orgulho para alguns. E isso, essa ideia de presença esculpida, que se mostra até nos dias menos bons, isso sim é de valor. Qual mensagem no facebook de pessoas que não me dizem nada, mas que, por mera simpatia, dedicam uns segundos a escrever-me uma mensagem . E sim, os amigos, todos aqueles que, sendo jovens, adolescentes, crianças, mães, pais,  madrastas, melhores amigos, irmãs, meias irmãs, amigos com idade para serem meus pais, o que seja, todos eles, adiantados, atrasados, mesmo sem dizerem rigorosamente nada, são os mais valiosos de sempre, são aqueles que conto pelos dedos da mão e que me fazem também uma amiga orgulhosa, e feliz. Feliz por ter uma riqueza tão grande na minha vida e por conseguir, finalmente, distinguir o que é bom daquilo que é sofrível, os que nos oferecem um ombro, daqueles que dão palmadinhas nas costas. E hoje, com dezanove anos de experiências enriquecedoras, com tantos dias bons como maus, percebo que há mais na vida do que andar a fingir que se vive. Deixem-se disso, de passarem por figuras que não são as vossas, por valores que não defendem ou posições que não querem ter. Também tentei agradar a tanta gente, sabe-se lá por que razão. Mas hoje, faço por me agradar a mim, porque simplesmente não sei o que me espera ao virar da esquina mas sei que pode não ser bom. Mas até lá, vivo bem comigo mesma e prezo muito aquilo em que acredito. E se não se gosta, muda-se, tenta-se de outra maneira. Se não era assim que se queria, tenta-se de novo. Se é aquilo que eu quero, vamos lutar para conseguir. Só depois de tentar é que posso assumir que não fui capaz. Mas nunca virar as costas, nunca desistir antes de dar antes um passo em frente. Não vale a pena fazermos da vida uma viagem sem sentido. E é nisso que estou a trabalhar, diariamente. Hoje, é apenas mais um dia.
Obrigada a todos, por deixarem em mim um pedaço de cada um de vós, por acreditarem também um pouco nos meus sonhos, ou por saberem somente que é importante sonhar. E parabéns!

5 comentários:

  1. Está maravilhoso, Inês! ;) é isso mesmo que referiste, sem tirar nem pôr!

    Joana Ferreira. :p

    ResponderEliminar
  2. É por estes momentos ( e todos os outros tb), que eu tenho IMENSO orgulho em ti!!!
    não desistas nunca dos teus sonhos, mas principalmente nunca deixes de ser quem és independentemente do que os outros possam gostar ou dizer. Como diz o Garfield cada um tem o teu lado que merece.... e cada um de nós sabe bem qual é!!! LY <3<3

    ResponderEliminar
  3. «Nunca deixes de sonhar» é que um dia o poeta escreveu que o sonho comandava a vida. Um beijinho. :) *

    ResponderEliminar
  4. (nunca consegui encontrar «a Casa e a Escuridão», por isso não conheço a obra, mas só pode ser boa :))

    ResponderEliminar
  5. Ha um sorteio giríssimo no blog! Da uma espreitadela e participa se quiseres =)

    ***
    www.theprincesslittlebox.blogspot.com
    STATEMENT NECKLACE GIVEAWAY

    ResponderEliminar

Conta-me histórias ♛